domingo, 21 de abril de 2019




Reflexão:

*O QUE PROPÕE O ESPIRITISMO?* - existe sobre o que seria a proposta do espiritismo, talvez o principal dele, que ele seria o ESPIRITO CONSOLADOR que Jesus cita na bíblia, quando sugere que iria “pedir ao pai que enviasse o espirito consolador, que os homens não poderiam vê-lo, mas ele estariam no meio dos homens”, algo assim. Mas o espiritismo tem a carga de carregar sobre suas ideias, uma proposta de consolo aos homens? Sim, se for ao aspecto de ideia de vida futura, justiça da lei de Deus e acima de tudo, o propósito da reencarnação. Mas, deixa de ser essa proposta, quando se coloca, pela condição de alguns dos seus praticantes, como a própria VERDADE, pois quando age assim, ou quando em nome do espiritismo comportam-se dessa forma, erram como todos os outros homens e ideias que já passaram por aqui nessa terra, batendo no peito que por eles e só por eles é que a verdade pode ser dita e raciocinada.

*E O QUE SE REFERE, QUANDO CITA QUE É IMPORTANTE TER FÉ, MAS QUE ELA SEJA RACIOCINADA?* - não diferente de levar sempre ao crivo da razão, aquilo que nos chega no sentido de PROPOSTA DA REFORMA DO HOMEM. A ideia é ROMPER com o tradicionalismo das religiões, que muitas inclusive pregavam um sentido de conversão a base da força (com mortes inclusive, até hoje...como faz os fundamentalistas de qualquer religião). “Se o Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé.”, ora..Pedro tinha dúvidas se Jesus teria ressuscitado? Mas, precisava manter a narrativa afim de que fosse levado adiante as ideias de Jesus? E que diferença faz COM AS IDEIAS, se Jesus não tivesse ressuscitado, se por acaso diante disso, ele nem tivesse morrido de fato na cruz? Tomé queria sempre ver, SER CONVENCIDO PELA RAZÃO. Pedro, PELA MANUTENÇÃO DA FÉ, acreditou sem pensar. Porém quem de fato TEVE PROVAS, foi quem depois esteve com Jesus. Se Jesus de fato morreu ou não na cruz é assunto para outro debate (na tumba tinham ataduras e ervas de cura, não sei se tinha sentido fazer curativo no corpo do morto, a não ser que não estivesse morto, porém apenas amplamente ferido, enfim..) A CONDIÇÃO DA FÉ RACIOCINADA que o espiritismo propõe é ACREDITAR PORQUE VIU SENTIDO EM ACREDITAR, não na ênfase de crença das religiões, mas porque pesquisou, experimentou, e concluiu que, o que o espiritismo, em seu amago, propõe, faz e é sentido.

____________

Existe, a quem é da medicina sabe, doentes que não acreditam que estejam doentes, assim como pessoas sãs que acreditam piamente que estão doentes, que carregam enfermidades mil. Pode ser que em ambos os casos, a primazia do quadro esteja na MENTE enferma. Bom, remédio pra dor no dedo não cura a confusão da mente.

O espiritismo TAMBÉM pode não curar, mas o tempo todo oferece proposta de mudança de comportamento, entendimento, ajuste íntimo e então, A CURA.

Mas, como todo remédio, SEM PRESENÇA, sem frequência, sem que se tenha por si próprio (e não pela causa) a persistência de que É ALI QUE ESTÁ O QUE SE PRECISA, nada ajusta.

Só tem sentido, OS SENTIDOS propostos pelo espiritismo, se o espirita ou se a pessoa que simpatiza com a causa, que crê ali estar o inicio do seu ajuste, se entender que, assim como remédios, não existe a PILULA DO MILAGRE, e sim a homeopatia da transformação.

Ter razão na fé de que, o que é o mal estar (físico ou mental) é através das propostas claras e precisas do espiritismo e suas vertentes, pois a fé (vontade + ação) NENHUMA RELIGIÃO DÁ, ela apenas estimula o que o indivíduo já traz consigo, no peito, na mente, na própria vontade de crer que poderá ser melhor.

Assim como tem aqueles que tem pura fé no PIOR, no desalento.

A estes, doutrina nenhuma (senão o fenômeno da morte) da jeito.

.




Nenhum comentário:

Postar um comentário