domingo, 21 de abril de 2019

Existe um modelo de aprendizagem?



...vou deixar um rascunho do que eu tenho tido de inside e algumas coisas dos quais tenho certeza que é exu que ta enfiando a força na minha cabeça, rs...

*EXISTE UMA FORMA APROPRIADA E ÚNICA DO QUAL POSSAMOS NOS DEBRUÇAR EM APRENDIZAGEM?* - não, pois como já dito, NADA É DEFINITIVO, por mais que tenhamos a ideia de que o que observamos e sabemos já é fato concreto, a observação pode ter sido feita em uma condição que nos deu a falsa impressão de perpetuo, daquilo que observamos. Diante disso, quando nos colocamos na condição de APRENDIZES, precisamos considerar que já somos capazes (ainda que de uma forma rudimentar) a ensinar o que trazemos até então. Desta forma, penso eu, todos nós possamos desde alfabetizar alguém (no básico, claro), a explicar o mínimo que seja afim de que a pessoa possa se sentir estimulada a dar um passo além daquilo que é a zona de conforto registrada na mente e por consequência, em seu comportamento. É por isso que, de forma segura, TUDO está em movimento, inclusive as ideias. E é por elas estarem em movimento, que elas podem ser revistas o tempo todo, sempre ajustando a luz da razão corrente.

Enxergamos AVANÇO a tudo e a todos, ao longo da própria historia do homem na terra, ainda que algumas pessoas adotam para si, comportamentos que mais se assemelham aos gestos e gostos do antepassado (não confundir com tradicionalismo).

Ainda dentro do que eu trago de pensamento, e o que formula muito das ideias do ponto de vista da ESCOLA do ESPIRITUALISMO, da visão da UMBANDA ESOTÉRICA e por fim do UNIVERSALISMO, que é onde nosso barco atraca, vejo uma curva do tempo, e o homem sem perceber, adaptando-se a este tempo, muitas vezes não porque ele deseja, mas por força do próprio TEMPO (a natureza é forte, quando não muito, impiedosa, quando nos mostramos resistentes a ela), tempo este que podemos estudar e entender como PARTE DAS RELAÇÕES DAS LEIS NATURAIS.

O que o homem fez foi inventar um instrumento de medida para CONTROLAR as suas ações (rotinas) dentro do tempo, mas o homem (por mais fantástico que possa ser o mecanismo criado, JAMAIS poderá controlar o tempo), e aqui eu pego emprestado Carl Sagan (pioneiro) e Stephen Hawking (que explica a física de uma forma mais popular, claro..sem deixar de lado sua seriedade no assunto) que A PROVA DE QUE O HOMEM NÃO DOMINA O TEMPO, É QUE ATE HOJE NÃO RECEBEMOS NENHUMA VISITA DE UM HOMEM VINDO DO FUTURO, ou seja..é a prova que a maquina do tempo NUNCA será inventada, pois se fosse, ela já existiria no futuro.

É um nó lógico.

E porque eu to falando do tempo e de evolução?

Sempre que formos falar sobre história da humanidade, não podemos deixar de lado os aspectos culturais e antropológicos, que dão sustentação e fundamento inclusive a raças, povos e costumes.

Vão acompanhando aí e é textão, ok? Mas ai já iriamos “mastigados” com o que podemos tocar de assunto amanha no estudo, ou já estudar aqui e chegar lá amanhã e só exercitarmos, mas precisamos ABSORVER.

A uns 10 anos (pouco mais, talvez) eu fiz um ensaio que chama “PROSPECTO DE UM UNIVERSO RELIGIOSO SEM DEUS” ou seja, é possível ser religioso (o religare) e dar uma banana para a figura deista, a necessidade de ter um deus antropomórfico, do qual ajoelhamos e fazemos pedidos e bênçãos. O universo é QUANTICO, o universo observável é ATÓMICO, e deus não esta nele (lamento).

A TEORIA DAS CORDAS explica que tudo o que existe no universo emite vibrações e interfere (assim como é interferido) por outras vibrações. Um exemplo é quando jogamos pedra na agua parada, ela cria aquelas ondas...O som propaga em ondas, nosso pensamento EMITE ondas, resultados do impulsos elétricos que são manifestados pelas sinapses, enfim...Quando o pensamento é muito forte (descontrolado) ou é harmoniosamente continuo (no aspecto da meditação), nosso pensamento chega a emitir sons, cheiro, cor....possíveis de ser captado pelo colega do lado, pois as ondas do pensamento de Chico chegou até a mente de Francisco. Se é bom pensamento ou não, Francisco não pode fazer nada, e Chico é responsável pelos seus pensamentos.

Um exemplo mais prático dos movimentos das CORDAS, é naquela brincadeira infantil de pular corda (dããããã) propriamente dito, aquele movimento que a corda faz quando tem uma pessoa de cada lado segurando e agitando, e outra la no meio participando, pulando. O atrito da corda com o solo faz o barulho, o estalo, o atrito constante gera calor, calor gera energia, energia faz tudo mover....

No meio da corda (onde a pessoa pula, e a propósito, *morro de inveja* porque eu não sei pular corda e nem andar de patins tipo “roller”) cria o que podemos sugerir como CAMPO DE FORÇA, ou campo magnético (se falarmos de escala MACROCÓSMICA), e a manutenção desse campo, com a energia/calor pulando de fora, cria dentro do campo (dentro da corda) outro aspecto da matéria, que não existia ali propriamente dito, mas que continham os elementos para a sua criação (la do mundo quântico).

Claro, na brincadeira, esse elemento da matéria, é a pessoa pulando corda (la dentro da corda, pulando), que é o que da SENTIDO a corda estar sendo agitada pelas outras duas pessoas, cada uma em uma ponta. Estas pessoas podemos pensar que são POLARIDADES (positivo/negativo ou força centrípeta e força centrífuga)

Bom, corda batendo, gerando energia, atrito, força, calor...elemento material tangível sendo criado dentro do espaço QUANTICO (campo de força) no meio da corda, corda continua batendo, essa “matéria” continua sendo criada e alimentada pela força do movimento, etc....e chega uma hora (assim como na brincadeira) A CORDA ESBARRA EM QUEM TA PULANDO LA DENTRO, ou quem ta la dentro pulando, passou a dar saltos maiores (saltos quânticos) , tão grandes, altos e desajeitados, tentando porém se adequar ao tamanho das cordas, que uma hora BUMMMMMMMMMM!!! a pessoa cai no chão e para a brincadeira de pular corda.

Esse BUMMMMMMMMM! é o BIG BANG! e a partir dele (13,5 bilhões de anos atrás) surge o universo MATERIAL que observamos, universo esse do qual somos crias conscientes, e que temos conosco PARTICULAS estacionadas do MUNDO QUANTICO anterior.

Viu? Expliquei a ORIGEM DO UNIVERSO, sendo umbandista nato, espirita de coração e médium convicto, SEM TER QUE TER A FIGURA DE UM DEUS que “soprou” para que tudo fosse criado. Adeus figura antropomórfica de deus, dentro da expectativa da CIENCIA (conhecimento) DAS RELIGIÕES.

Claro, to sendo (pretensiosamente) pretensioso, mas..vamos em frente.

Vou pular explicações sobre SURGIMENTO DA VIDA (excelente explicação no livro EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS) e EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES (por Sir Charles Darwin), pois senão o texto fica extenso (e eu nem gosto de escrever muito, como sabem).

Em tudo o que há, há o dedo do que consideramos SAGRADO ou DIVINO, do fantástico e do maravilhoso.

Se somos (e somos) partículas do TODO, ainda que não saibamos acessar as lembranças da formação desse elemento ATÔMICO/QUÂNTICO, debruçamo-nos na história para saber como que nossos antepassados faziam.

De todo o tempo o homem explora e retira da FLORA E DA FAUNA (do bio-sistema de modo geral, bio-sistema esse que SURGE de forma autônoma, baseado nas condições dos quais nossa planeta se alocou, bio-sistema esse que é uma soma de sistemas menores, evoluídos também) os meios para a sua sobrevivência (veja bem, não é VIVER e sim SOBREVIVER) diante do que é então a HOSTILIDADE da própria natureza. A natureza não pergunta ao homem se ela pode exceder em enchente, ela apenas o faz. A natureza não questiona o homem se pode fazer surgir a erva daninha ou veneno, ela apenas faz nascer, e pronto.

Cabe a nós aprendermos a viver (ou reaprendermos, sei la) de forma COESA com o que esta ai, sejam os elementos físicos (o bio-sistema) e remover dele os mecanismos da nossa PLENITUDE DE VIDA E HARMONIA DE EXISTENCIA (chás e infusões, ervas curadoras e incensantes) ou esforçarmo-nos para que busquemos reestabelecer esse FLUXO quântico que está dentro de nós.

*DILER, E O QUE ISSO TEM A VER COM O QUE FAZEMOS, COM O QUE IREMOS FAZER, E COM O QUE EU JÁ FAÇO?* - dentro do que é o tradicionalismo da cultura que bebemos, NADA. A exemplo, como bem lembrado pelo colega Marcio em uma ocasião, é pouco producente sermos umbandistas que suja o meio ambiente com velas e despachos. Estamos na contra-mão da evolução respeitável se fizermos isso, então dentro da nossa escola de umbanda, isso é um terror.

Temos os fundamentos da ESCOLA DE UMBANDA SAGRADA, ditada/organizada pelo RUBENS SARACENI, que o tempo todo ele trata de orientar a respeito da forma harmônica com que a RELIGIOSIDADE (o sagrado, daquela umbanda) adentra e inter-relaciona com a flora e a fauna (dai a umbanda sagrada) e a necessidade do seu praticante/simpatizante viver dessa forma, com esses conhecimentos.

Temos porém e também os fundamentos da ESCOLA DE UMBANDA ESOTERICA (que nos da aporte) que explica e prega A HARMONIA COM O SAGRADO OU O DIVINO (como cada um pode concebe-lo) E SUA RELAÇÃO COM AS LEIS NATURAIS (leis estas que, CLARO, esta intrínseco o tudo que vimos, que vemos, que veremos, e também nós, expectadores e ao mesmo tempo atuantes).

E aí chegamos ao UNIVERSALISMO, que colabora com as RELAÇÕES DO HOMEM com o sagrado e o seu BIO-SISTEMA, mas eleva (propõe pelo menos, pois o esforço é nosso) o SER na sua relação com o MUNDO EXTRA FISICO, de energias e transmutações da matéria, afim de que, observando como que O TODO OCORRE E SE ADAPTA, aprendermos que, SE SOMOS EXPRESSÕES MINIMAS do MACROCOSMO QUE NOS CERCA, organizamos por pensamento, nosso próprio sentido de cura.

Lembra que falei das emissões do pensamento?

SE PENSO O BEM, provável que o bem aconteça ao meu redor. Porém sempre nos pegamos com algo como “..o que adianta eu pensar o bem, se algo de ruim irá acontecer?..” Ora, o ALGO DE RUIM faz parte das LEIS NATURAIS, podendo claro, ser evitado o de ruim que outro ser pensamento se promove em ação. Ainda sim, por mais que a LEI NATURAL por si só irá prover e promover o que  bem entender, COMPETE a nós sempre que possível a emissão de bons pensamentos, através das orações, da meditação, do entendimento do EU, auto analise, apreciação de vida futura.

Lembra que eu falei de energia?

TODA EMISSÃO POSITIVA em direção de outrem, impulsionado pelo meu BOM PENSAMENTO ou meu PENSAMENTO NO BEM, pode sim interferir de forma positiva no colega do lado ou direcionado. Soma-se aqui além da minha FÉ (vontade + ação) o meu corpo astral estimulado para trabalhar em prol do semelhante (o que não tem nada a ver com caridade, mas sim estabelecimento de condições harmônicas dentro da natureza), o que posso exercer esta mecânica através do PASSE MAGNETICO, através do REIKI, através de qualquer expressão holistica ou religiosa, que tem como objetivo PROPORCIONAR ao semelhante, bem estar físico e/ou emocional.

Se o DESTINO estiver aceite, é sinal que a cura virá.

Mas, falarmos de cura, não é complexo e arriscado?

Sim, se nos colocarmos a falar como MÉDICOS (doutores) e aqui não somos, mas se falarmos como ENTENDEDORES DE QUE A DOENÇA COMEÇA EM NÓS E A CURA ESTA EM NÓS, podemos falar livremente.

As forças “CENTRIPEDA E CENTRÍFUGA” é como trabalham nossos chakras (os mais de 127 espalhados pelo corpo) e é através do MAGNETISMO DO PASSE ou do AJUSTE DO REIKI (ambos podem se completar) que o REAJUSTAMENTO das forças quânticas que estão operando em nosso DESFAVOR, entra em FORMAÇÃO HARMONICA novamente, indo pelo ajuste, em direção a cura.

É a sensação de alivio que sentimos quanto tomamos passe ou reiki, etc...

O homem se curava pela natureza. Veio a ciência de consumo, pegou a natureza e colocou em capsulas. Algumas pessoas rejeitaram e voltaram a se propor pela natureza: FITOTERAPIA.

Poderiamos falar de macrobiótica, mas a explicação é a mesma.

Enfim...

Mais que umbandistas, CURADORES. Mais que RELIGIOSOS, UNIVERSALISTAS!

Tudo o que é bom, cabe, e façamos como Paulo, ESTUDAREMOS TUDO e reteremos o que é bom.

Tem uma pá de doente precisando da gente, e de alguma forma, se não for a cura por completo, pelo menos a relação do BEM ESTAR diante da harmônica natureza que nos cerca o novo ambiente, iremos proporcionar.

Exu tá lá pra ensinar se for preciso.

Ufa!

Até mais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário