segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Yeshua, Exu e a compreensão da essência de exu..

Sobre umbanda..temos varios tipos, umbanda de raiz ou a traçada (que começou lá com o Zélio, no Rio de Janeiro), umbanda sagrada (do Rubens Saraceni) e a umbanda esotérica ( de W W Mata e Silva). Nós lá no ECF seguimos a UMBANDA ESOTERICA, que é uma umbanda mais pensante, que estimula o indivíduo a pensar não só nos efeitos, mas sim na umbanda como um todo, como sendo (e ai reconhecendo) a AUN BHAN DHAN (abrasileirando, vira umbanda.. AUN =  um, único BHAN = conjunto DHAN = lei... umbanda ou AUN BHAN DAN é o CONJUNTO DAS LEIS DO ÚNICO, conjunto das leis de deus..
Claro, existem várias casas, centros, terreiros, que praticam outras ideias e manifestações, que se assemelham a umbanda, mas que por sua vez não possuem corrente filosófica ou doutrina de conduta, nem própria, nem emprestada e dizemos que nessa casas, são conjuntos de entidades SEM LEI, que tão ali e jogam nas 11, fazem qualquer coisa, tanto o BEM quanto o MAL, sem se importar com a LEI DO RETORNO, lei do karma.

O candomblé, como vocês devem saber, é uma religião tipicamente brasileira inclusive na sua origem, mas deu-se inicio diante de que algumas manifestações na umbanda eram das entidades que não seguiam o rigor do CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, que começou lá com o Zélio..eram entidades bravas, sem rigor, sem costume, sem educação, que estimulavam vingança, barganha, enfim... levou-se então o surgimento do que hoje entendemos como sendo o candomblé..
Os orixás (ou orishás, ou ori = cabeça e xá ou shá = guia), não se materializam e nem e transveste em homens ou mulheres ou crianças, mas...tem o sentido ANTROPOMÓRFICO pela própria capacidade de criação mental do homem, dos seus filhos de fé.

A visão, compreensão e fixação do que entendemos como orixás, começa na própria história do homem na terra, a partir do momento em que ele estava se desprendendo do puramente INTUITIVO e começando a agir com a RAZÃO ou seja, a mais ou menos 45 mil anos..
Imagina, lá na caminhada da evolução, chegando ao hominídeo, e ele (este individuo), observando (com bastante medo ainda) raios, trovões, chuva forte, inundações, todas as constantes alterações da natureza, e ele olhando aos céus, e tentando imaginar o que era afinal?

Surgem ai os orishás..que é a compreensão destas forças da natureza, que o HOMEM antropomofortiza, como ele sempre faz (por instinto) como tudo que ele não compreende...igual coelho da pascoa e o deus barbudo sentado em uma nuvem... Esse deus humano não existe, e eu provo..
Orishá então, é a força elementar da natureza, que funde-se e se confunde, com outras forças de determinada importância..e o homem (hominídeo) o observava, dando a relativa importância, ao trato e consideração ao tipo de força que se manifestava, pois com isso ele começou a ter ideia de plantio, de colheita, de sua própria sobrevivência.

Em quinhões mais remotos da África, cultua-se o orishá, promovendo eventos de benção e agradecimento, sugerindo sempre boa colheita, fartura, segurança, que as mulheres possam ter bons filhos, etc...
Mas, e o ORIXÁ EXU ?

Precisamos então entender a ESSENCIA DE EXU, esse ser enigmático.
Exu/eshu/yeshu/ye shu á/ (Yeshua – Jesus)..rs só para deixar a dica de JESUS EXU, rs.. é o individuo, ser, ente, entidade, que aparece na origem e organização do próprio universo. Reconhecidamente, EXU é o agente do CAOS, não porque ele (ou a maioria deles) promove o CAOS, mas..reconhece e exerce suas atividades na própria lei da AUN BHAN DAN como sendo um agente dessas considerações.

Exu é e foi agente da própria criação, lembrando claro que também esta imagem de exu que temos, é antropomorfotizada ou seja, tem muito da nossa própria criação mental, necessidade da nossa compreensão da mente.
Exu é elemento de equilíbrio. Se temos de um lado, ANJOS E ARCANJOS que orientam os céus, EXU é o elemento que surge para o contra-peso dessa questões, não para o inferno, mas para as zonas de recuperação, de gerenciamento e purgatoriais, como se fosse o próprio umbral.

Natural entendermos que o que temos de conhecimento dessas entidades, são relativas ao nosso plano, ao nosso planeta, e levando consideração que estamos em um planeta INTERMEDIÁRIO, não sabemos (acredito que não é possível alguém aqui na terra, encarnado, saber) como é a orientação dessas entidades (exus, orixás) em outros planetas e mundos...e ainda que tivéssemos acesso, como ainda não compreendemos o que temos por aqui, seriamos afoitos e levianos em acredita que também entenderíamos o que se tem por lá.
Existe um apontamento a Jesus, em um ds evangelhos que foram removidos da bíblia (acredito que seja no evangelho de Maria) que consta a ele a seguinte frase “..ANTES DO MUNDO SER EU JÁ ERA..”

Exu é o agente do caos.
Antes do mundo ser mundo, exu já existia, é conhecedor de leis e eventos, de matéria em suas mais variadas formas, assim como da quintessência da matéria, que é o ETÉREO, que é onde o elemento espiritual e magistico, místico, ocorre.

Se Jesus “..antes do mundo ser, ELE JÁ ERA..” e se EXU “..é o agente do caos, existe antes do tudo ser criado como entendemos..” natural concebermos a ideia de que JESUS pode ser um exu evoluído, que esteve em diferentes mundos, inclusive reencarnando não só por aqui algumas vezes, mas..em outros planetas e mundos, afim de prover sua evolução, tal qual aprendemos e relacionamos a razão, analisando a luz da DOUTRINA ESPIRITA.
Jesus Exu, espanta ?

Não deveria.
Manipulava a matéria, era magistico, místico, conhecia coisas que ninguém aqui conhecia, se retirava, sumia..enfim, era um médium de mão cheia, o maior de todos, tinha ali com ele alguns filhos de fé SEVEROS, leais seguidores, ainda que algum tenha cometido erro, mas JESUS já sabia disso, assim como Exu é o ser que sabe de tudo o que é possível saber, ainda que ele não nos fale, pois seria interferir no nosso livre arbítrio.

Ah Diler, mas JESUS era calmo e EXU é bravo.
Ah é ?

E quando JESUS quebrou tudo la na entrada do templo, aquele comércio todo?
Jesus tinha autoridade moral.

Exu tem autoridade moral também, só não tem, os que escapam a lei, que vão trabalhar a essa margem.
Tem tanta autoridade, que exu quando é de lei, não pensa, faz..e não pede, manda.

Mas ainda sim, ao entendermos a sua essência, verificamos que a experiência terrena , o faz (ou fez) ser aprazível aos homens de bem, e severo com os corações ainda endurecidos, entorpecidos pelas mazelas da própria alma, como o próprio orgulho, que é mãe de todas as demais fraquezas.
Segue a frase “..exu é bom para quem é bom, exu é mal para quem é mal..”

Jesus, EXU EVOLUIDO, só é bom, ainda que fale da LEI, em todos os aspectos.
Mas, importante lembrarmos que todos, todos, todos, estão sob o aspecto da mesma lei, que é a LEI DO AMOR.

Ocorre que as vezes, não compreendemos o pai, quando por amor ao filho, o proíbe de algum evento, e dizemos que esse pai é bravo e não gosta do filho, mas ai eu pego emprestado uma frase de Gúbio, dirigindo-se a André Luiz, quando este pergunta o porque Deus permite que existam entidades de tamanha conduta confusa:
- André, nem sempre o melhor juiz é o que absolve sem pensar. É necessário que se aplique a lei, a fim de que se reparem os erros emitidos pela própria consciência.

O executor da LEI, é exu..do qual também “carinhosamente” citamos o nome de GUARDIÃO.
É isso.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário