terça-feira, 29 de novembro de 2016




Jesus, quem pecou, o cego ou o seu pai ?


Como explicar a passagem Bíblica em João 9:1, onde Jesus quando perguntado se um cego de nascença tinha pecado, responde : " Nem ele pecou nem seus pais; [u]mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus."?

João, Capítulo 1:
1: E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
 2  E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
 3  Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.


Quanto a esta passagem, podemos ter duas interpretações:

a) Jesus estaria se referindo a todos os cegos de nascença, genericamente
b) Jesus estaria se referindo apenas à aquele cego, em especial


Ora, se Jesus estivesse se referindo a todos os cegos de nascença (Hipótese A), então teríamos que afirmar que Deus cria algumas pessoas já cegas, de nascença, somente para "manifestar as obras Dele?" 
 Então, Deus, para mostrar suas obras, ou seja, como ele é bom, praticaria uma injustiça? (É ILÓGICO!)


A explicação espírita

O espiritismo explica que existem dois tipos diferentes de Reencarnação:


1. Reencarnação EXPIATÓRIA: Ao qual a grande maioria de todos os seres humanos estão submetidos, com o objetivo de redimir os erros cometidos em outras vidas, desenvolver virtudes e eliminar os defeitos

2. Reencarnação MISSIONÁRIA: Situação em que um espírito, geralmente muito mais evoluído, encarna, por sua própria vontade (livre-arbítrio) para a realização de um propósito importante.

Sabendo disso, fica fácil concluir que aquele cego curado por Jesus era um espírito em Reencarnação missionária!


Então,  a explicação do espiritismo é muito mais coerente, pois, segundo ela, aquele foi um caso especial.

Aquele homem (o cego, no caso) que ali estava, na condição de cego, era um espírito que tinha encarnado em missão, para que "nele se manifestassem as obras de Deus".


Nem seus pais nem ele mesmo eram culpados pela sua cegueira, mas ele estava ali com um propósito maior, ou seja, para que Jesus pudesse curá-lo!

Se Jesus estivesse fazendo uma afirmação genérica, ou seja que todas as pessoas que já nascem cegas, são para manifestar "as obras de Deus", então, ao vermos tais pessoas, cegas ou paralíticas, etc, deveríamos exclamar: Como Deus é maravilhoso! Quantas obras belas ele realiza! Aquela pessoa nada fez para merecer tal sofrimento, mas que bela obra ele ter nascido cego! como Deus é belo...
Belo ou cruel? (Ilógico!)


.








Nenhum comentário:

Postar um comentário