terça-feira, 14 de abril de 2020


Terapeutas de todos nós, terapia em nós mesmos.

Vez em sempre a gente encontra entusiastas, fervorosos, abandonando o espiritismo, a umbanda, deixando de lado a meditação, as boas práticas, enfim...jogando a toalha. Se apegar a doença é mais fácil do que se esforçar para a cura, é aquele ditado da desculpa do aleijado..e de verdade, puxa..como é difícil. Tá, é o LIVRE ARBÍTRIO além do que cansa, estressa...

*Mateus 16:24 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me* - nosso fardo, nosso plantio, efetivamente nossa colheita. Cabe a nós a responsabilidade dos nossos filhos, pelo nosso lar, pelos nossos companheiros, pelos nossos pais e irmãos, assim como deles para conosco. Somos e temos a cruz. Que carreguemos com entendimento, e sem reclamação.

*Romanos 7:15 - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.* - Durante toda a vida fazemos mais atos e tomamos mais decisões que são ruins, estranhas..do que aquelas que as vezes ecoava na razão, que seria a decisão certa. O mal que Saulo comenta que faz, é qualquer atitude que o desagrada depois. Se ele sabe que a atitude o desagradaria, porque ainda sim ele o faz? Justamente porque ainda não somos bons, mas estamos lutando para que sejamos e precisamos de uns aos outros para continuar na boa estrada.

*Salmos 82:6 - Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.* - todos temos a capacidade de criar, de modificar para melhor, de atrair o belo e o bom, e de fazer prodígios maravilhosos em relação aos nossos que nos são próximos, basta acreditar e fazer do que acreditamos ser o BEM, a ação.

__________

 La em cima, eu coloquei como TEMA “..terapeutas de nós mesmos..” , porque puxa vida..como é difícil cuidarmos de nós mesmos, é muito comum (é até de certa forma chic, embora não deveria) dizer “..ah, eu estou indo no terapeuta e nem ele me entende..”. Gasta-se centenas de reais para que se tome decisões que visam a melhoria do bem estar, mas assim que sai da consulta, bebe, fuma, se perde no jogo, nas drogas, briga com o vizinho, buzina o carro de forma desenfreada acreditando que fará com que o transito ande mais rápido, reclama que a fila demora sem considerar que faz parte da própria fila, reclama das notas do filho na escola sem que se tenha tido jeito para ampara-lo (nem toda criança tira notas baixas porque deseja, precisamos ver isso de perto), exige do cônjuge algo que nem nós sabemos o que de fato queremos, e brigamos (emburramos) porque ele (o cônjuge) não nos entende.

Mas é preciso falar com clareza o que temos, o que desejamos, o que sentimos..o outro não tem bola de cristal e ainda que o tivesse, não compete a alguém adivinhar o que precisamos. Se sentimos dor, precisamos pedir o remédio. Se estamos tristes, precisamos expor a quem confiamos. Se estamos alegres precisamos compartilhar com quem não esta (até porque ficar no meio de uma rodinha de gente feliz é fácil, rs).

Terapeutas de nós mesmos.

*Mateus 5:37 - Seja, porém, o vosso falarSimsimNãonão; porque o que passa disto é de procedência maligna* - e que tenhamos sempre a forma reta de expor o que queremos e não queremos, que nosso falar seja SIM, SIM; NÃO, NÃO...assim adotamos a postura que de fato tanto desejamos, com o desenvolvimento da personalidade segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário