terça-feira, 14 de abril de 2020

CONSCIÊNCIA


*Sobre a consciência: muito a ser pesquisado.*

Li uma frase por estes dias e estou ainda me acostumando com ela e vou compartilhar por aqui: “...o materialismo seria perfeito se não fosse a consciência.”

Como explicar a consciência através da ciência contemporânea?

A consciência é um dado irrefutável, reconhecido como característica dos seres humanos e muitas vezes (embora ainda sem um parecer definitivo do campo cientifico) atribuído como sendo algo do próprio cérebro.

O materialismo (digo, a ciência) nos explica o porque de cada sentido, mas porque não consegue explicar com as mesmas propriedades, para que serve a consciência?

Creio eu que seria porque a própria ciência reconhece que não se possui mecanismos que pudessem estudar a consciência em separado.

Se o fisicalismo propõe explicar cada um dos fenômenos naturais através das leis da física, porque não se obtém uma explicação de entendimento pelas leis da física, da interação da consciência com o cérebro?

Diriam alguns que a consciência é uma parte irrestrita do cérebro e que também, por sua vez, seria o “criador da consciência”. Mas ai se for isso, ficaríamos com uma serie de perguntas sem respostas.

O cérebro criaria a consciência, para ter consciência de si mesmo?

Ou a consciência é algo que existe e tem em sua função principal, olhar do lado de fora, tomar consciência não só do corpo, mas acima de tudo, da interação do corpo com os demais meios naturais que o rodeiam?

A consciência não é o nada. Na minha opinião ela é algo e que detém vital importância para o reconhecimento autônomo do mundo que norteia o homem. A ciência hoje explica esse mundo, mas não foi através das explicações da ciência que o homem passou a ter consciência (ou desenvolveu a consciência). Ela já vem de todo o sempre.

Penso que a consciência de um cientista é que o estimula a ter uma maior percepção de seus sentidos para que, intuitivo, de inicio ao uso da metodologia que poderá lhe explicar como que funciona o mundo, mas a consciência fica intacta, inexplicável de forma definitiva.

Porque será?

Sugestões de valia serão bem-vindas.

Até. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário