quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PARTE V – MANIFESTOS INCORPORATIVOS EM CE´s KARDECISTAS E A UMBANDA DE ZÉLIO DE MORAES.


Esta parte é inacreditável, difícil de entende que foi assim que aconteceu, mas..é a verdade. Vamos acompanhar:

Quando o kardecismo chegou ao Brasil, por volta de 1870 vindo através dos filhos de fazendeiros que foram estudar na europa, e voltaram com aquela ideia fixa de REFORMA INTIMA, REENCARNAÇÃO, AÇÃO E REAÇÃO, CAUSA E EFEITO, etc... começaram a surgir os grupos e centros de estudos e fenômenos de mediunidade...Ocorre que muitas das entidades que se manifestavam, eram justamente os escravos que desencarnaram nessas terras, e eram manifestações grosseiras, violentas...Voces fazem ideia de quanto escravo que conhecia tudo de orixá desencarnou, e chegou ao plano astral com sintoma de vingança, e conhecedor de causas e efeitos, deve ter obsediado a família do homem branco que o escravizou?

Vamos ver as datas para que não nos perdemos: inicio da escravidão no Brasil, logo em 1500...final da escravidão no Brasil, metade do ano de 1800, surgimento do espiritismo na europa, 1830 mais ou menos, surgimento do espiritismo no Brasil, mais ou menos em 1870.. ou seja, num espaço de 100 anos (que não é muito) olha quanta coisa pelo ponto de vista espiritual, aconteceu aqui por essas terras !!!

O kardecismo não sabia considerar ajuda ou tratativas, aos manifestos violentos, não existiam estudos e orientação sobre obsessões, sobre manifestos de entidades de outros ritos. Foram muitos os manifestos incorporativos de ex escravos, desencarnados, que faziam cultos ao orixás (podendo até ser ao orixá exu) e que se manifestava com raiva, com ódio, com ideal de vingança, no centro de mesa branca, no centro kardecista propriamente dito.

O kardecista não sabia o que fazer com isso, corria muita historia pela boca do povo da época, que o CANDOMBLÉ mandava suas entidades no centro kardecista, para poder acabar com tudo, mas isso é mentira, isso foi para marginalizar o CANDOMBLÉ, assim como fizeram depois com a UMBANDA.

Bom, passa o tempo, surge o Zelio de Moraes (do qual todo mundo aqui sabe a história) e em um CE kardecista, ele da passividade ao Pai Antonio, que levanta e pega uma flor no jardim e coloca na mesa. O povo todo pede para a entidade ir embora, considerando que “preto velho” era entidade atrasada, sem conhecimento... Pai Antonio desincorpora, e vem o Caboclo das Sete Encruzilhadas e diz “..se não cedem espaço a nós, amanhã as 20hs vou junto com esse aparelho (o Zélio) dar origem a outra religião, onde existirá o espaço para nossas manifestações..”

No outro dia, na hora marcada, o Caboclo das Sete Encruzilhadas da origem a UMBANDA no Brasil (o nome umbanda já existia, mas ele vem CONGREGAR a ideia de paz e união, de restauração dos ritos, e de amplitude de ação aos irmãos africanos que, conhecedores de ritos e leis, manifestavam-se por ódio e vingança).

É ai então, o que podemos dizer como sendo o PRIMEIRO MANIFESTO UMBANDISTA, organizado, ritualístico e com virtude de recuperação, de trato e instrução.

Outros ritos aconteciam, e eu vou falar rapidamente deles, na próxima parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário