PARTE V – MANIFESTOS INCORPORATIVOS EM CE´s KARDECISTAS E A UMBANDA DE ZÉLIO DE MORAES.
Esta parte é inacreditável,
difícil de entende que foi assim que aconteceu, mas..é a verdade. Vamos
acompanhar:
Quando o kardecismo chegou ao
Brasil, por volta de 1870 vindo através dos filhos de fazendeiros que foram
estudar na europa, e voltaram com aquela ideia fixa de REFORMA INTIMA,
REENCARNAÇÃO, AÇÃO E REAÇÃO, CAUSA E EFEITO, etc... começaram a surgir os grupos
e centros de estudos e fenômenos de mediunidade...Ocorre que muitas das
entidades que se manifestavam, eram justamente os escravos que desencarnaram
nessas terras, e eram manifestações grosseiras, violentas...Voces fazem ideia
de quanto escravo que conhecia tudo de orixá desencarnou, e chegou ao plano
astral com sintoma de vingança, e conhecedor de causas e efeitos, deve ter
obsediado a família do homem branco que o escravizou?
Vamos ver as datas para que não
nos perdemos: inicio da escravidão no Brasil, logo em 1500...final da
escravidão no Brasil, metade do ano de 1800, surgimento do espiritismo na
europa, 1830 mais ou menos, surgimento do espiritismo no Brasil, mais ou menos
em 1870.. ou seja, num espaço de 100 anos (que não é muito) olha quanta coisa
pelo ponto de vista espiritual, aconteceu aqui por essas terras !!!
O kardecismo não sabia considerar
ajuda ou tratativas, aos manifestos violentos, não existiam estudos e
orientação sobre obsessões, sobre manifestos de entidades de outros ritos.
Foram muitos os manifestos incorporativos de ex escravos, desencarnados, que
faziam cultos ao orixás (podendo até ser ao orixá exu) e que se manifestava com
raiva, com ódio, com ideal de vingança, no centro de mesa branca, no centro
kardecista propriamente dito.
O kardecista não sabia o que
fazer com isso, corria muita historia pela boca do povo da época, que o
CANDOMBLÉ mandava suas entidades no centro kardecista, para poder acabar com
tudo, mas isso é mentira, isso foi para marginalizar o CANDOMBLÉ, assim como
fizeram depois com a UMBANDA.
Bom, passa o tempo, surge o Zelio
de Moraes (do qual todo mundo aqui sabe a história) e em um CE kardecista, ele
da passividade ao Pai Antonio, que levanta e pega uma flor no jardim e coloca
na mesa. O povo todo pede para a entidade ir embora, considerando que “preto
velho” era entidade atrasada, sem conhecimento... Pai Antonio desincorpora, e
vem o Caboclo das Sete Encruzilhadas e diz “..se não cedem espaço a nós, amanhã
as 20hs vou junto com esse aparelho (o Zélio) dar origem a outra religião, onde
existirá o espaço para nossas manifestações..”
No outro dia, na hora marcada, o
Caboclo das Sete Encruzilhadas da origem a UMBANDA no Brasil (o nome umbanda já
existia, mas ele vem CONGREGAR a ideia de paz e união, de restauração dos
ritos, e de amplitude de ação aos irmãos africanos que, conhecedores de ritos e
leis, manifestavam-se por ódio e vingança).
É ai então, o que podemos dizer
como sendo o PRIMEIRO MANIFESTO UMBANDISTA, organizado, ritualístico e com
virtude de recuperação, de trato e instrução.
Outros ritos aconteciam, e eu vou
falar rapidamente deles, na próxima parte.
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