domingo, 22 de janeiro de 2017


ESPIRITISMO X UMBANDA – é possível uma união?


Sim, é possível, e essa é a marcha do progresso, que incessante, não se furtará a estacionar, por conta de membros de ambos os lados, que preferem sugerir que estas duas filoreligiões, necessitam permanecem como esta.

E como isso é possível? Justamente porque a premissa de ambos e a MEDIUNIDADE. Kardec em O LIVROS DOS MÉDIUNS já deixou claro que aquelas obras não eram definitivas sobre o assunto mediunismo e suas relações e que o estudante necessitaria ter avidez para que congregasse o máximo de conhecimento. Esta na introdução de O LIVROS DOS MÉDIUNS, eu não estou inventando isso.

Ambas as propostas são semelhantes em suas premissas, a umbanda só bebe do sincretismo, justamente porque em seu surgimento, muitos kardecistas (uma parcela de classe que existia no Brasil) a marginalizou...mas lembremos, o primeiro manifesto de umbanda foi dentro de um CE “kardecista” e só saiu dali, por conta de que os “dirigentes” evoluídos, rs...disseram que “Pai Antônio” era uma entidade atrasada por conta do seu sotaque..Chega o Caboclo das 7 encruzilhadas e diz “...se não cedem espaço aos nossos trabalhos, fundarei com esse médium (o Zélio) outra religião que congregará tudo o que há de paz e amor..” e ai surge a umbanda..que corrige muito do que era feito nos ritos africanizados, dos mesmos escravos que, soltos da senzala, tinham sido impostos da aceitar os santos católicos a base de chicote e ferro quente.

Kardec trata o hotentote como sendo uma raça inferior e por isso muitos dizem que o espiritismo, em seu começo, era racista, pois foi elaborado em doutrina pelo homem francês, de pele branca..e isso é história, a quem interessar, por favor, vá a pesquisa.

O espiritismo só é religião no Brasil, em qualquer outra parte do mundo ou ele é ciência ou ele é filosofia, acredito que ele tenha ganhado o escopo de religião por conta de Chico, justo este (o mesmo Chico) que tinha uma relação carinhosa com a umbanda, inclusive com intercambio entre as casas. No livro LIBERTAÇÃO André Luiz encontra “o magistrado”, agente da LEI, que nada mais é do que o SR “CAPA PRETA” da umbanda...André encontra os dragões, que também tem um papel importante na Lei, dragões este décadas mais tarde, Robson Pinheiro cita em seus livros..

Somos médiuns e o limite do médium, é somente aquele limite que o médium se dá. O compromisso espiritual (reencarnatório) de uns, não é igual para todos e se o médium tiver um compromisso de trafegar com destreza e harmonia entre as duas linhas, que mal há nisso? O médium de passe pode aplicar Reiki, ou vão dizer que “espiritismo e reiki” não combinam?

Agora, sejamos francos...Nem tudo o que dizem é espiritismo “kardecista”, assim como nem tudo o que fazer é “umbanda”..mas, os amigos da espiritualidade não tem culpa por aquilo que é feito no plano da terra. O “querido amigo anjo da guarda” de muito CE, que se apresenta como sendo uma figura perispiritica enorme, nada mais é do que um EXU que foi designado por espíritos superiores, a promover esse nobre trabalho. Quem toma conta do “umbral” é uma casta de exu´s, justamente para não deixar que espíritos maléficos possam sair de lá e nos atacar em nossas reuniões, e eles só saem de lá (estes espíritos, incrustrados na raiz do umbral), sob permissão divina, quando chegada a hora do resgate, da sua evolução.

Médium de passe, que esta na câmera de passe, e que concentrado, ESTALA OS DEDOS, possui um preto velho do lado, que faz isso para marcar o compasso cardíaco do médium, para que a concentração não desapareça..

Acreditem, existem mais semelhanças entre as duas ideias, do que diferenças, e sim..no espiritismo, na sessão mediúnica, também existe RITOS/RITUALISTICAS, como são as reuniões da umbanda, como é no catolicismo, como é no ROSA CRUZ e etc...

Respeito que pensa o contrário, mas isso é um progresso que chega lentamente a todo o canto, e não é o nosso querer que fará com que isso cesse. Nosso Lar precisou de 50 anos para liberação da FEB, porque ela achava aquilo tudo um absurdo...e hoje, é um dos livros essenciais ao estudo espirita.

O evangélico protestante é preconceituoso (beira até ódio) com o Kardecismo, o Kardecismo não pode fazer o mesmo, sendo preconceituoso e separatista com a umbanda...pois a umbanda é uma coisa só, é paz e luz..O que alguns dirigentes fazem, não é culpa da umbanda, assim como o que alguns “doutrinadores” fazem, não é culpa do Espirito da Verdade, o próprio Jesus.

Chico diz que a umbanda é de fé, montada por irmãos dos quais nós devemos profundo respeito. Divaldo Franco diz que a umbanda é formada por espíritos ignorantes...Eu fico com Chico, até porque se Divaldo considerar a umbanda com aquilo que fazem na Bahia (terra dele), ele esta analisando pelo umbandomblé e o candomblé, não a umbanda (aun ban dan). Fico com Chico.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário